quarta-feira, 26 de junho de 2013

Mensagem de Despedida Para o Padre Francisco Carvalho


  Caríssimo Padre Francisco Carvalho,
 Muitas vezes somos surpreendidos  por fatos que acontecem em nossas vidas independentes de nossa vontade ou desejo . Porem quando temos uma missão a ser cumprida, devemos aceita-los  ,pois faz parte dos desígnios de DEUS .
Durante quase 10 meses tivemos  a graça da sua presença em nosso meio Padre Francisco. E lhe somos profundamente agradecidos por isso.  O senhor nos liderou e participou conosco em varias realizações da nossa comunidade, tais como: a criação e revitalização de vários movimentos e pastorais, a realização do encontro de catequese, a implantação do terço dos homens e a missa.
Com seu festivo  espírito Ilha Grande, realizamos inúmeras reuniões sociais ,como as festa comemorativas da  padroeira da comunidade, que alem de serem momentos de congraçamento , estreitaram e reforçaram os laços entre as varias Comunidades e todos os componentes da Paróquia. Alem disso estes momentos inesquecíveis, nos fizeram recordar o espírito de partilha, união, alegria e solidariedade que deve ser a marca dos cristãos ,assim como era nas primeiras comunidades cristas.
Todas essas realizações, Padre Francisco Carvalho, já seriam suficientes para gravar eternamente o seu nome na historia desta Paróquia e da Comunidade. Porém estas não foram suas maiores conquistas.
Dar-vos-ei pastores segundo o Meu coração» (Jer 3, 15).
Com estas palavras do profeta Jeremias, Deus promete ao seu povo que jamais o deixará privado de pastores que o reúnam e guiem:  '' Eu estabelecerei para elas (as minhas ovelhas) pastores, que as apascentarão, de sorte que não mais deverão temer ou amedrontar-se '' (Jer 23, 4).

A Igreja, Povo de Deus, experimenta continuamente a realização deste anúncio profético e, na alegria, continua a dar graças ao Senhor. Ela sabe que o próprio Jesus Cristo é o cumprimento vivo, supremo e definitivo da promessa de Deus: '' Eu sou o Bom Pastor ''(Jo 10, 11). Ele, '' o grande Pastor das ovelhas '' (Heb 13, 20), confiou aos apóstolos e aos seus sucessores o ministério de apascentar o rebanho de Deus (cf. Jo 21, 15-17; 1 Ped 5, 2).
Sem sacerdotes, de fato, a Igreja não poderia viver aquela fundamental obediência que está no próprio coração da sua existência e da sua missão na história - a obediência à ordem de Jesus : «Ide, pois, ensinai todas as nações'' (Mt 28, 19) e '' Fazei isto em minha memória '' (Lc 22, 19; cf. 1 Cor 11, 24), ou seja, a ordem de anunciar o Evangelho e de renovar todos os dias o sacrifício do seu Corpo entregue e do seu Sangue derramado pela vida do mundo.

E o senhor Padre Francisco Carvalho, foi durante estes quase 10 meses como nosso vigário, a personificação destas  palavras do Evangelho.
De uma forma bem especial recordou-nos como é difícil ser um cristão autentico, nos dias atuais, e exortou-nos a conhecer, praticar  e preservar os rituais e mandamentos da Igreja, em nossa vida cotidiana , e nos encorajou para que fossemos missionários em nossos lares e locais de trabalho.
Nossa comunidade sente que um de seus membros foi separado fisicamente, mas somos inseparáveis espiritualmente. Mesmo longe, sempre seremos e estaremos unidos. Pois as pessoas que passam por nossas vidas sempre deixam suas marcas. Saiba que a sua nunca se apagará.  
No livro do Eclesiástico, capitulo 6, versículos 14 ao 16, afirma que: “Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar, terá encontrado um tesouro. Amigo fiel não tem preço, e o seu valor é incalculável. Amigo fiel é remédio que cura, e os que temem ao Senhor o encontrarão”.
Padre Francisco, “quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro”. E nossa comunidade recebeu durante esses seis anos, um valioso tesouro: o senhor e sua amizade. E podemos afirmar com toda a certeza: se hoje formamos uma grande comunidade é porque por trás esteve um grande vigário.
Não diremos adeus, mas até breve, Padre Francisco Carvalho. Deus o abençoe nesta nova missão. E sempre estaremos rezando e torcendo pelo seu sucesso.