Também conhecido com José do Estudio. Nasceu em 810 na Sicília, e o monge São José do Estúdio era um prolífico escritor de hinos.Nascido de pais cristãos ele foi obrigado a fugir com outros cristãos durante a invasão pelos Sarracenos e alcançando Thessalonica, ele se tornou um monge.
Mais tarde ele foi para Constantinopla onde entrou para o famoso Monastério de Studium. Ali ele se encontrou e se tornou um modelo de cristão sob a direção de Theodore Studites, seu Abade, que era um dos mais proeminentes cristãos do seu tempo, mas quando as perseguições alcançaram a cidade, Theodore foi preso e açoitado e José tomou um barco para Roma. Capturado pelos piratas na sua viagem para Roma, ele passou vários anos em uma prisão em Creta. Ele pregava para seus companheiros escravos, convertendo a muitos. Finalmente escapou, e reassumiu sua jornada a Roma onde foi recebido com o maior carinho e mais tarde retornou a Constantinopla.
Fundou também um monastério e se opôs ao Imperador iconoclasta Theophilus; assim foi exilado para Chersonese.
Mais tarde foi Bispo de Salonica. Um dos grande poetas litúrgicos e compositor de hinos da Igreja Bysantina e tem o credito de mais 1000 trabalhos.
No final de sua vida ele participou de um notável empreendimento missionário e é considerado um dos que mais inspirou a ida dos primeiros missionários à Rússia. Faleceu em 886 de causas naturais.
Não é absolutamente certo e seguro que José, o hinógrafo seja o mesmo José do Studium, que também é celebrado nesta data. As datas dos acontecimentos são bem aproximadas, quase as mesmas e José o hinógrafo foi Bispo de Salonika e irmão de Theodoro Studites.
Ambos são citados como notáveis poetas litúrgicos.
Sua festa é celebrada no dia 14 de junho.