Por mais que nos sintamos sozinhos neste mundo, Deus está sempre presente.
Neste mundo, estamos expostos ao sofrimento, à morte física e nosso anjo nos protege e nos ajuda em nossas necessidades, desde que nos dirijamos a ele e peçamos a sua intervenção. O mesmo vale também e principalmente para a ação em nosso interior, no qual estamos sujeitos a imperfeições e pecados. Nosso anjo da guarda nos auxilia também nos perigos para a alma, nos momentos de tentação, nas nossas decisões difíceis. Ele nos ajuda a lutar contra nossa tendência para ao pecado e nos protege contra os perigos para a alma e para o corpo. Por isso, não deixemos de pedir ao nosso anjo da guarda que cuide nós, que nos ajude em nossa luta espiritual.
Se podemos e devemos confiar em nosso anjo da guarda, muito mais devemos nos confiar inteiramente a Virgem Maria, pois, ela nos foi entregue como Mãe pelo próprio Cristo (cf. Jo 19, 26-27). Ela cuida de nós em todas as nossas necessidades materiais e espirituais. Nossa Senhora nos ajuda em nossas fraquezas e nossas necessidades, principalmente nos momentos mais difíceis de nossas vidas. Por isso, não tenhamos medo de pedir o seu auxílio e confiar-nos inteiramente a Maria.
Deus Pai se faz presente de várias formas em nossas vidas, seja pelo Seu Filho Jesus Cristo, no Espírito Santo, seja pelos Seus anjos e santos. Apesar de por vezes nos sentirmos sozinhos, abandonados, desamparados, o Senhor nunca nos abandona. Ainda que nos afastemos de Deus, Ele não se afasta de nós, nosso anjo da guarda nos nos deixa, a Virgem Maria não nos abandona. Ao contrário, Deus está sempre conosco e envia Seu anjo para nos conduzir ao lugar que Ele preparou para nós (cf. Ex 23, 20) no Reino dos Céus.