segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Um Feliz Natal da Comunidade de Santa Isabel


''O tempo do Natal traz para cada um de nós muitas expectativas. Festas, encontros, reencontros, pastorais, oportunidade para rever os que, pelas situações diversas da vida, se ausentaram, mas que continuam sempre perto do coração; mudanças, décimo terceiro, presentes, confraternizações e tantas coisas mais. Tudo isso é importante e faz bem ao coração. Porém, nossa maior expectativa deveria estar na oportunidade que temos, de nesses dias, poder visitar a nossa história. Redescobrir e experimentar o infinito amor de Deus que rompeu a distância e veio até nós através de Seu Filho Jesus.
No coração de todo homem existe uma saudade de Deus. Um desejo do infinito que aos poucos vai se dissolvendo na medida em que se encontra e se experimenta a presença real do menino Deus, que se “fez carne e habitou entre nós”.(Jo.1,14) O Natal nos permite relembrar aquilo que já sabemos, mas não podemos jamais nos esquecer.”Bendito seja Deus que visitou e resgatou o seu povo”.(Lc. 1,6) “O homem, que não pode ver a Deus, pode ver Jesus. E, assim, vê Deus, assim começa a ver a verdade, assim começa a viver”.(Santo Irineu)
O Natal é a suprema manifestação do amor de Deus. Com a vinda de Seu filho Jesus, O Pai nos garante acesso à Sua infinita misericórdia. É a prova mais concreta de Seu amor. Porém só compreenderemos esta verdade, se mergulharmos no coração “d’Aquele que nos amou primeiro”.
Não podemos ficar somente na superficialidade dos presentes, das festas, bebedeiras, mas é preciso que este tempo nos leve a aprofundar neste mistério: “o nascimento de Jesus”. Mistério que enche nosso coração de amor e é garantia de nossa salvação.
A festa do Natal tornou-se um acontecimento significativo e um período de muito lucro para as empresas e varejistas. O impacto econômico do Natal cresce de forma constante ao longo dos anos. Não fiquemos, portanto, como escravos do capitalismo. Que possamos refletir sobre o que é eterno, para que Jesus Cristo e a sua Palavra, estejam no centro de nossas vidas. Aquele que, mesmo sendo Deus, se fez homem, morreu por nós para nos dar o melhor dos presentes: a vida eterna!

''É NATAL,
Que a felicidade desta data
continue da mesma forma
e com a mesma intensidade
por todos os dias,e que Jesus
permaneça sempre em
nossos corações. ''              
 Administrador da Pastoral de Comunicação de Santa Isabel: Rafael Viana