quarta-feira, 8 de junho de 2016

Paróquia Nossa Senhora da Conceição-Ilha Grande

                    Matriz Nossa Senhora da Conceição-1985

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição foi criada com o decreto de Dom Edvaldo Gonçalves datado de 29 de novembro de 1985 e confirmado pelo decreto N° 01/86 pelo então novo bispo da Diocese de Parnaíba: Dom Joaquim Rufino do Rêgo.
         O território da Paróquia, desmembrado da Paróquia de Nossa Senhora da Graça, abrange a Ilha Grande de Santa Isabel tendo como sua sede a cidade de Ilha Grande do Piauí (Morros da Mariana). A paróquia conta com 16 comunidades: São José, Boa Vista, Alto do Batista, Vazantinha, Alto do Moreno, Santa Isabel, Barro Vermelho, Ilha das Batatas, Canto do Igarapé, Labino, Pedra do Sal, Tatus, Cal, Baixão, Vilas – Morros e Matriz.
         Teve como primeiro pároco o Revmo. Pe. Pedro Quiriti que durante 12 anos atuou na formação do povo cristão e na promoção humana a serviço dos mais pobres com projetos de saneamento básico, atendimento aos idosos e em 1991 com a chegada das irmãs do instituto de Nossa Senhora das Dores (Ir. Adelaide e Beatriz), de defesa e promoção da vida das crianças desnutridas.Organizou as comunidades promovendo sua estruturação através da construção e reformas de numerosas capelas, além da Igreja Matriz. No final dos anos 80 sonhou com a edificação de um Santuário que celebrasse as glórias de Maria e fortalecesse a fé e a vivência do povo cristão.  Foi líder do movimento pela emancipação da Ilha Grande, alcançando o objetivo de colaborar com o desenvolvimento social e político desta região. Concluiu a sua missão no ano de 1998, quando se mudou para Maceió e, enfim, voltando para a Itália no ano de 2009.         A Paróquia contou com a colaboração das Irmãs Adelaide e Beatriz que durante 20 anos prestaram serviços de apoio às comunidades, seja na dimensão religiosa quanto na social (casa de nutrição, cursos de bordado, atendimento aos pobres...). Concluíram sua missão em janeiro de 2012, retornado à Itália.
         A Paróquia conta com 08 pastorais: da Criança, Catequese, Familiar, Dízimo, Juventude, Educação, Liturgia, Saúde; com 07 movimentos: Encontro de Casais com Cristo, Apostolado da Oração, Vicentinos, Terço dos Homens, Renovação Carismática Católica, Círculos Bíblicos e Infância Missionária e 01 órgão de serviço de promoção social: Cáritas.
         Atualmente a paróquia está sob os cuidados do Revmo. Pe. Vittorio Ferrari, que assumiu a paróquia como administrador paroquial no mês de agosto de 1996 sendo confirmado como pároco em 2003. Deu continuidade ao trabalho do Pe. Pedro, construindo novas capelas, continuando os trabalhos sociais através de mutirão para construção de casas para famílias carentes, atendimento aos mais necessitados, vivenciado a missão da Igreja de Jesus Cristo fazendo da Igreja da Ilha uma paróquia viva e missionária com animação das mais diversas pastorais e movimentos, despertando vocações religiosas, sacerdotais e missionárias.